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5 dicas de como vender pelo WhatsApp

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WhatsApp tem mais de um bilhão de usuarios ativos, estar presente nele é quase que uma obrigação pra quem quer vender. Veja como aumentar as vendas por meio dessa plataforma!

Pode ser que para você o WhatsApp seja apenas um aplicativo de comunicação, às vezes até entretenimento, mas para muita gente esse aplicativo esta mudando a forma com que as pessoas vendem seus produtos.

No entanto, grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios.

A mistura entre uma conta pessoal e profissional é um dos principais obstáculos para se criar uma rotina de atendimento e compreender as necessidades do público.

Por esse e outros motivos, é fundamental conhecer os melhores segredos para cativar os clientes neste aplicativo. Pegue uma xícara de café ou qualquer outra coisa e veja as nossas dicas.

1. Use o WhatsApp Business

Esse é o primeiro passo de todos, instalar a versão Business do WhatsApp que foi feita pensando nas pequenas, médias e grandes empresas.

O aplicativo tem funcionalidades pensadas no empreendedor, funções essa que ajudam a aumentar as suas vendas. Só pra você ter noção, com ele é possível verificar as métricas.

O tempo em que o marketing era apenas “achismo” ficou no passado. Agora, trabalhar com dados concretos é fundamental em qualquer canal de comunicação.

Os números que esse pequeno aplicativo vai te apresentar no futuro vão te ajudar e muito na hora de tomar decisões dentro da sua empresa. Alem de identificar quais foram as estratégias que mais deram certo no WhatsApp Business.

O número de mensagens enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues e quais foram lidas pelo seu público é só algumas das informações que ele te apresenta.

O aplicativo permite também que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o estado atual da compra. Por meio das etiquetas é possível criar grupos como “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.

2. Função catálogo

Função Catálogo
Catálogo WhatsApp na prática.

Em 2019 a função catálogo foi liberada para os usuários brasileiros com a promessa de gerar mais vendas.

A ferramenta permite que clientes vejam seus produtos disponíveis na sua loja, junto do valor. Isso faz com que tudo seja mais rápido e dinâmico, imagina não ter que deixar um cliente esperando você responder quanto custa aquele produto X? Portanto a nossa dica é que não deixe de utilizar essa função dentro do aplicativo.

Para ativar essa função você deve entrar nas configurações da conta e clicar em “Catálogo”. Uma interface bem intuitiva vai te guiar a partir dai.

3. Dedique tempo para a plataforma

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar atenção integral para a ferramenta

Algumas empresas divulga o número de contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento.

Um cliente que entra em contato com a empresa por este meio quer uma resposta rápida. Caso contrário, irá recorrer a concorrência.

Portanto, defina uma pessoa do seu time para que ela aprenda a lidar com o público, dê a ela essa função e outras atividades que podem ser pausada com frequência pois nem sempre terá clientes chamando por esse canal.

4. Automatize os processos

A função do WhatsApp em seu negócio é ser prático. Afinal você terá diversos contatos para compartilhar uma informação.

Normalmente você teria que enviar para cada contato de forma individual. Visando automatizar isso os desenvolvedores criaram a Linha de Transmissão. Isso significa que sua produtividade vai aumentar, pois poderá enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Na pratica, o processo funciona assim: você acrescenta os números dos seus clientes e envia uma mensagem como se fosse em um grupo de WhatsApp.
Eles irão receber a mensagem de forma individual, como se cada frase fosse pensada de acordo com seus objetivos e desejos.

5. Stories

Stories está presente em quase todas as redes sociais mais utilizadas atualmente, Instagram e o Facebook por exemplo são algumas delas.

Publicar Stories faz com que uma publicação fique disponível por 24 horas. Este recurso também se faz presente no WhatsApp apesar de no aplicativo ele ser denominado de Status.

É um recurso excelente para criar o sentimento de urgência com o seu público. Nesse espaço você deve usar campanhas relâmpagos com descontos ou anúncios de novos produtos.

Nós indicamos um máximo de 3 stories por dia, pois depois do primeiro stories é muito provável que os próximos sejam ignorados.

Com essas dicas você vai vender muito mais e para gerenciar tudo isso somente um bom ERP pra dar conta do recado. Não deixe dar uma olhada na nossa solução de emissão de notas e gestão empresarial.

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